22 Maio – 18H00
Local: Atlas Leiria
Duração: 60 minutos
Masterclass “Música para Cinema – Mais do que uma actriz secundária” com André Carvalho

Inscrição
O que seria do cinema sem música? Conseguimos imaginar algumas das cenas mais icónicas da história do cinema sem a sua banda sonora?
Nesta masterclass, vamos explorar a importância da música na sétima arte, analisando as suas múltiplas funções – desde reforçar emoções e criar atmosfera até influenciar a percepção da narrativa.
Através de exemplos de filmes icónicos, vamos dissecar diferentes abordagens à composição para cinema, compreendendo como a música pode ser um protagonista invisível, moldando a experiência do espectador de forma subtil, mas poderosa.
Seja para criar tensão, dar voz ao que não é dito ou até mesmo desafiar expectativas, a música no cinema nunca é apenas um elemento secundário – é uma força motriz da narrativa.
Sobre André Carvalho
André Carvalho é compositor e contrabaixista, cujo trabalho foi descrito pela AllAboutJazz como “deste e do outro mundo.” Nate Chinen, do The New York Times, destacou-o como um contrabaixista “que devem conhecer.” Entre 2014 e 2020, viveu em Nova Iorque, onde colaborou com músicos de renome como Chris Cheek, Will Vinson e Tommy Crane. O seu percurso inclui atuações em festivais e salas prestigiadas, como o Colors Jazz Festival (Paris), Cairo Jazz Festival, Jazz Festival Ljubljana, Blue Note (Nova Iorque), Konzerthaus Berlin e Casa da Música (Porto). Trabalhou ainda com artistas como Gilberto Gil, Carlos do Carmo, André Matos e José Soares.
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais o Prémio Carlos Paredes 2012, pelo seu álbum de estreia Hajime, e o galardão de “Best Group” no Bucharest International Jazz Competition 2011. Recebeu também diversas bolsas da Fundação GDA, destinadas à gravação dos álbuns Memória de Amiba e Lost in Translation Vol. I, bem como a digressões com os seus projetos em 2017 e 2019.
Na área da composição para cinema, tem colaborado com realizadores como Gonçalo Almeida, Guilherme Daniel, Pedro Caldeira e Fábio Rebelo. Concluiu uma pós-graduação em Film Scoring na Film Scoring Academy of Europe, como bolseiro, tendo recebido uma Menção Honrosa no Call to Scores 2022 da European Recording Academy. Foi ainda finalista do Berlin International Film Scoring Competition 2023.
É mestre em Jazz Performance pela Manhattan School of Music e licenciado em Contrabaixo pela Universität für Musik und darstellende Kunst, em Viena. Mudou-se para os EUA em 2014 como bolseiro Fulbright. Antes disso, concluiu uma licenciatura em Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mas a sua paixão pela música levou-o a estudar no Hot Clube de Portugal e na Academia de Amadores de Música, onde teve aulas com Fernando Flores. Paralelamente, estudou com Sam Yahel, Ben Street, Ari Hoenig, Matt Brewer e Phil Markowitz.
