21 Maio – 18H00
Local: Atlas Leiria
Duração: 60 minutos

Masterclass “Argumento no Cinema: Da Criação à Apresentação” com Ana VMA Fernandes

Inscrição

Nesta masterclass, a argumentista Ana VMA Fernandes guia os participantes pelo processo completo de desenvolvimento de um projeto cinematográfico, desde a conceção da ideia até à sua apresentação a produtores, realizadores e investidores.

Serão exploradas as diferentes etapas da escrita para cinema, incluindo a construção da premissa, estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens e a adaptação do discurso criativo a diferentes interlocutores. A masterclass abordará também os materiais essenciais para candidaturas a subsídios do ICA e para captação de financiamento, como sinopses, tratamentos, dossiês de projeto e pitch decks.
Além disso, Ana VMA Fernandes proporcionará um espaço para a discussão de aplicações práticas dos temas abordados, analisando cenários propostos pelos participantes, promovendo um diálogo dinâmico sobre os desafios e soluções no desenvolvimento e apresentação de projetos cinematográficos.

Esta masterclass destina-se a estudantes de cinema, argumentistas emergentes e profissionais que queiram aprofundar o seu conhecimento sobre o percurso de um guião, da página em branco até ao encontro com a indústria.


Sobre Ana VMA Fernandes

Ana VMA Fernandes nasceu em Lisboa, em 1977. É argumentista, script doctor e consultora de projecto, formada em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa, com especialização em Argumento. Com um percurso profissional multifacetado, trabalhou em diversas etapas do processo cinematográfico, incluindo análise e desenvolvimento de projetos, produção e pós-produção, e assessoria a candidaturas a apoios estatais e europeus.

Ao longo da sua carreira, trabalhou em diversos géneros e formatos, incluindo curtas-metragens, longas-metragens, séries e telenovelas, com uma forte experiência na reescrita e análise de guiões. Colaborou com realizadores tanto consagrados como emergentes, como António da Cunha Telles, Luís Galvão Telles, Mónica Santos e Miguel Bonneville, e foi co-autora de vários projetos premiados e nomeados para festivais de renome.

Com experiência na escrita para cinema e televisão, escreveu, em autoria e co-autoria, quatro curtas-metragens e uma longa-metragem, além de ter trabalhado em séries, telenovelas e documentários. Especializou-se na leitura, análise e reescrita de guiões de diversos géneros, desde o drama e a comédia até ao documentário. Paralelamente, dedica-se à investigação e análise da linguagem e da comunicação humana, explorando o impacto da tecnologia na narrativa contemporânea.

Atualmente, encontra-se a desenvolver projetos para televisão, nomeadamente a adaptação do livro “Coisas de Loucos” para série, realizada por Mónica Santos, com filmagens previstas para breve.