Fotografias // Photos
Vencedores // Winners
Melhor Curta-Metragem do Festival / Best Short Film of the Festival
“Sopa Fria” Marta Monteiro (Portugal)
“Sopa Fria” foi o filme mais unânime e é, sem dúvida, o melhor do ano. Pela técnica, realização e narrativa. É mais que um filme. É uma experiência visual que coloca o espectador na pele do personagem. Mais que uma animação é um filme que utiliza a animação como técnica narrativa que quebra as fronteiras dos géneros cinematográficos.
Melhor Curta-Metragem de Ficção Internacional / Best International Fiction Short Film
“A Good Boy” Paul Vincent de Lestrade (France, Belgium)
Pelo equilíbrio eficiente de violência e sensibilidade na abordagem a um tema desconfortável ao qual, muitas vezes, tentamos ignorar.
Melhor Curta-Metragem de Ficção Nacional / Best Portuguese Fiction Short Film
“As Gaivotas Cortam o Céu” Mariana Bártolo, Guillermo García López (Portugal, France)
“As Gaivotas Cortam o Céu” destaca-se pela realização e fotografia. Uma história que é nada mais que um retalho da vida de alguém que nos deixa cheios de questões e que consegue introduzir, através de uma imagem de uma beleza indiscutível, angústias, poesia, dúvidas e tensões.
Melhor Curta-Metragem Documental Internacional / Best International Documentary Short Film
“Under One Roof” Yu Wang (France)
“Under One Roof” oferece-nos um novo olhar sobre as novas gerações desenraizadas e imersas no tédio dos dias actuais, marcados pelo ritmo das redes sociais.
Melhor Curta-Metragem Documental Nacional / Best Portuguese Documentary Short Film
“Flor de Laranjeira” Rúben Sevivas (Portugal)
Num registo autobiográfico e intimista “Flor de Laranjeira” consegue retratar a fragilidade da existência humana tanto como a sua força, dando nos um delicado tratado sobre quando o luto deixa de ser apenas sobre dor e passa a homenagem; na urgência de deixar o testemunho das raízes da família, da tradição e de como eventualmente chegará a nós a responsabilidade de sermos nós a plantar a árvore para as gerações que nos seguem. Em certos momentos delicado na sua melancolia; noutros audaz tal qual como a mulher cuja vida Ruben quis deixar testemunho, o filme marca por ultrapassar a esfera do seu círculo familiar, para nos oferecer uma história tocante que ressoa na angústia da fugacidade do tempo e na sede que temos de preservar a memória de quem amamos.
Melhor Curta-Metragem de Animação Internacional / Best International Animation Short Film
“Blue” Weronika Szyma (Poland)
Blue é um verso brilhantemente bem realizado, com todos os seus tempos, paragens, cores, ausências e metáforas. Conta a história de uma mãe e uma filha numa praia metafórica; sobre a sua vida depois da ausência do pai. O ciclo da vida e o crescimento. Com traços simples e num ambiente minimalista, Blue consegue contar-nos uma narrativa muito profunda, tocante e sentimental. O traço é livre o suficiente para nos aprofundar a imaginação e o que conta é muito real, tocante e poético.
Melhor Curta-Metragem de Animação Nacional / Best Portuguese Animation Short Film
“Sopa Fria” Marta Monteiro (Portugal)
“Sopa Fria” conta-nos a história de uma mulher, que nada mais é que a história de centenas e senão milhares de mulheres, não só portuguesas, mas pelo mundo inteiro que sofrem à mão da violência doméstica. E, “Sopa Fria” também é uma ode à animação, com uma mistura radiosa de técnicas que se junta à narrativa de uma forma brilhante.
Melhor Curta-Metragem para Crianças (Votada por Crianças) / Best Short Film for Children (Voted by Children)
“Homework” Nacho Arjona (Spain)
Prémio do Público / Audience Award
“A Good Boy” Paul Vincent de Lestrade (France, Belgium)
Menções Honrosas / Honorable Mentions
“Things Unheard Of” Ramazan Kilic (Turkey)
Pelo retrato de um povo aprisionado no seu próprio país em pleno século XXI e a sua luta pela felicidade e esperança em dias melhores, o Leiria Film Fest 2024 concede uma prémio honorário ao filme turco, sobre a minoria curda, “Things Unheard Of” de Ramazan Kilic.
