Conversa sobre Direcção de Actores com Tobias Monteiro
Talk about Directing Actors with Tobias Monteiro
Tobias Monteiro
Nasceu em Leiria em 1979. Formado pela EPTC, curso de interpretação (1994/97), frequência de Mestrado em Encenação da ESTC (2009/2012), formado pela Scuola Internazionale dell’Attore Cómico (Reggio Emiglia), dirigida por António Fava (2002).
Estreia-se como ator profissional em 1996 (Teatro; Cinema; Televisão; Dobragens (actor e director); Locuções (Rádio e publicidade).
Director Artístico da Kind of Black Box onde co-encena, encena e interpreta vários espetáculos e curtas-metragens que representaram Portugal (nacional e internacionalmente).
Criou, encenou e dirigiu “A abóbada não caiu, a abóbada não cairá!” (Mosteiro da Batalha) e “Dinis e Isabel, Conto de Primavera” (Castelo de Leiria e Mosteiro de Santa Clara a Velha de Coimbra).
Co-criou e interpretou, I Know Not What Tomorrow Will Bring – Museu Imaginário da Performance em Portugal, MNAC.
Assistência de encenação de, A Visita, de Margarida Gonçalves, para a Rota do Românico em Portugal.
Criou o laboratório de expressão artística “Arca dos Contos”, oficina de teatro para crianças e jovens (escolas de todo o país), criou e desenvolveu as Quinzenas Artísticas na ECF (Barreiro), criou e dirige o grupo de teatro, Fora Da Caixa (inserido no núcleo terapêutico da doença mental do CASP Santa Casa da Misericórdia de Cascais).
Foi nomeado para o prémio Acesso Cultura 2015 com o seu projecto “A abóbada não caiu, a abóbada não cairá!”